quarta-feira, 7 de abril de 2010

Tarefa 4



Uffffaaaa! Tarefa cumprida! Trabalhamos muito mas conseguimos criar e revitalizar espaços sustentáveis na escola. Confiram o que nós já fizemos:

Pessoas envolvidas:
Alunos        78
Professores  09
Funcionários 05
Pais            02

1. POMAR

           Aproveitando um a parte íngrime do terreno, plantamos 8 mudas de árvores frutíferas. Foi muito divertido plantar a noite com o céu todo estrelado. Quem participou dessa tarefa foi o funcionário Sr. Lara, as professoras Elizete, Maritza e Rita e os alunos das turmas T1, T2 e T6.  Os alunos das turmas T51 e T61 pesquisaram na internet informações sobre as plantas do nosso novo pomar. Saiba um pouco do que aprendemos:







Alunos da EJA pesquisam na internet os tipos de árvores frutíferas que irão plantar.












GOIABEIRA
          Árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é a GOIABA que tem casca verde e polpa rosada, branca ou dourada e com muitas sementes. A goiaba é muito nutritiva, tem vitamina C que combate infecções, hemorragias, fortalecimento dos ossos e dentes, cicatrização de cortes e queimaduras. Também tem vitamina A que faz bem para as vistas. A vitamina B1 também presente na goiaba ajuda na regularização do aparelho digestivo e para o músculo cardíaco. Os sais minerais Cálcio, Fósforo e Ferro contribuem para a formação dos ossos, dentes e sangue. O chá feito com as folhas é muito bom para fazer gargarejos que ajudam nas irritações da boca e garganta e lavagens para irritações e úlceras vaginais.


AMEIXEIRA
               A nespereira  é da espécie Eriobotrya japonica, da família Rosaceae. É também chamada de ameixa-amarela. As frutas da nespereira são ovais, com 3 a 5 cm,tem a  casca aveludada e macia, amarelo-alaranjada. A polpa é suculenta e doce ou ácida, dependendo maturação da fruta. Cada fruta tem de 3 a 5 sementes de cor marrom. A nêspera pode ser facilmente descascada para o consumo porque sua casca é fina e pode ser  puxada com facilidade quando a fruta está madura. Podemos comer as frutas ou utilizá- las em saladas, para fazer geléias e compotas e até licores e vinhos. Um tipo de nêspera em calda pode ser usada como xarope expectorantepara acalmar a garganta. As árvores crescem rápido e também são cultivadas como árvores ornamentais.


  
AMOREIRA 
                    É uma árvore da espécie Morus celsa alba da família Moraceae.A árvore pode atingir 2 metros, tem o tronco verrugoso, tem folhas ovaladas lisas e brilhantes, dão frutos doces que amadurecem no verão. A amoreira aguenta invernos rigorosos e gosta muito de sol. Tem propriedades laxativas, expectorantes, refrescantes e emolientes. Comer amoras bem lavadas pela manhã em jejum é um ótimo laxante. O suco fresco da fruta pode ser usado para fazer gargarejos que ajudam nas linflamações da garganta e da boca.Se fizermos uma infusão com as folhas temos um ótimo remédio para controlar a diabetes.



PESSEGUEIRO
            O pessegueiro é uma pequena árvore denominada Prunus persica. Suas folhas são serreadas e as flores roxas. O fruto é comestível, chamado de drupa é arredondado,muito saboroso. A infusão das folhas e sementes é utilizada como calmante e as flores como laxante.


MAMOEIRO
                O mamoeiro é uma árvore da espécie Carica papaya.Tem um caule verde,as folhas são grandes e as flores brancas ou amareladas. O fruto é uma baga amarela de casca fina e macia e a polpa é carnosa e alaranjada cheia de sementes pretas. O  mamão também é conhecido como papaia ou abadaia. Em geral, o mamão é consumido ao natural, com ou sem açúcar.Serve para fazer vários doces e bebidas como batidas e sucos. É uma fruta que tem propriedades laxativas e clamantes. Sua casca tem propriedade cicatrizante com excelente efeito curativo das feridas nos seios das mulheres que estão amamentando.


ABACATEIRO
                  O abacateiro é uma árvore de grande porte que cresce rápido e pode chegar até 30 metros de altura. Da espécie Persea americana, pertence a família  Lauraceae.As folhas são coriáceas, em forma de lança, verdes e brilhantes. As flores são bem pequenas e de cor verde esbranquiçada. O fruto conhecido como abacate é ovóide, com casca verde-escuro e a polpa é macia, cremosa e adocicada. Tem uma única semente redonda e grande chegando a medir até 5 cm de diâmetro. A polpa é muito saborosa ao natural e também é consumida na forma de batida com leite ou com suco de limão e açúcar. Pode-se fazer sorvetes, mousses, cremes.Esta planta se adapta bem ao clima quente e ameno com solo úmido e fértil. Uma árvore adulta pode produzir até mais de cem abacates que não amadurecem na árvore e caem no chão ainda verdes. Assim, deve-se colher os frutos antes de caírem e o amadurecimento termina mais rápido se for armazenado com outras frutas ou enrolado em jornais.
A polpa do abacate contém muito óleo, portanto é uma fruta muito calórica e deve ser evitada pelas pessoas que fazem dieta para emagrecimento. O chá das folhas é ótimo contra problemas renais.



PITANGUEIRA
               A pitangueira é uma árvore da espécie Eugenia uniflora e pretence a família  Myrtaceae. É uma árvore que atinge até 10 metros de altura e tem o tronco irregular e ramificado. Suas folhas são brilhantes, ovais, avermelhadas quando jovens e esverdeadas quando adultas e tem um aroma caracterísitico quando maceradas. Suas flores são brancas e perfumadas e aparecem de agosto a novembro. Os frutos são vermelhos, roxos e quase pretos quando bem maduros. As pitangas são arredondados, com sulcos longitudinais e são frutos muito apreciados pelo sabor agridoce. Pode-se fazer sucos, geléias e licores.
As folhas podem ser utilizadas no tratamento de diversas enfermidades como problemas estomacais, hipertensão, obesidade, doenças cardiovasculares. É anti-inflamatória, diurética e bactericida. Já existem estudos indicando que a fruta reduz a proliferação de alguns tipos de câncer como o cólon-retal, pulmão, renal, mama e ovário.

                                                                                           



fontes de pesquisa:


http://www.achetudoeregiao.com.br/




http://pt.wikipedia.org/wiki/Nespereira_(%C3%A1rvore)




http://vitaminasecia.hpg.ig.com.br/goiabaorientacao.htm




2. MANDALA DE CHÁS E TEMPEROS

Nosso herbárium será um recanto muito especial. Aproveitando galões de água mineral que funcionaram como vasos de material reciclado, plantamos diversas mudas de chás e temperos, sob a orientação da professopra Clea. Cuidamos para colocar os vasos em locais que pegam algumas horas de sol e determinamos equipes para regar. Já temos muitos vasos que de acordo com a disposição no pátio, formam uma mandala. Esta mandala pode crescer na medida em que chegarem mais mudas. Além da importância das ervas medicinais e dos temperos naturais teremos um espaço caracterizado pela beleza e pelas boas energias que a mandala proporciona.



3. HORTA NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Nossos pequeninos que adoram brincar, se divertiram bastante com a horta. As crianças plantaram mudas de beterraba, cebolinha, alface e cenoura dentro de pneus arrecadados junto a comunidade. Ah! Lembram da tarefa sobre a dengue? Pois é. Aproveitando pneus que são largados nas ruas, eliminamos um dos locais preferidos do mosquito da dengue! Agora é só esperar as hortaliças crescerem e...preparar uma deliciosa salada. Bom apetite!

4. PAPA-PILHAS NA SECRETARIA
 
Para a campanha de coleta de lixo especial (pilhas e baterias) criamos um pequeno container que fica na secretaria para todos depositarem este tipo de material. Quando fica cheio, encaminhamos o lixo especial para um papa-pilhas do DMLU mais próximo da escola.







5.  PARCERIA COM DMLU NA COLETA DE ÓLEO DE COZINHA

Temos na escola uma bombona para armazenamento de óleo de fritura. A comunidade traz o óleo para a escola e o óleo do refeitório da escola também é depositado no mesmo espaço.


6. COMPOSTEIRA

A reativação da composteira aconteceu. Fizemos a limpeza do local, e já estamos depositando resíduos de alimentos do refeitório. Para contribuir no processo de compostagem, conseguimos parceria com alguns moradores da comunidade para o fornecimento de cerragem e estrume que serão armazenados em tonéis para posterior utilização. O composto resultante da composteira vai adubar nossos canteiros. Os resíduos podem ser depositados diariamente e o estrume e cerragem vão sendo colocados na medida que vão chegando. Três vezes por semana reviramos o material e verificamos a temperatura e a umidade do composto. Ah! Para envolver a gurizada toda fizemos a campanha da minhoca! Todos foram convidados a trazer minhocas para ajudar na produção de húmus.




Estão achando que acabou??? Ainda não acabou, não! Nosso trabalho só começou.  Agora vamos continuar mantendo e cuidando destes espaços criados com tanto carinho. Nosso desejo é que todos os membros da comunidade se apropriem desses espaços e desenvolvam conhecimentos, habilidades, hábitos e atitudes ecológicas e saudáveis. A terra é um bem precioso e é nosso dever utilizar a terra com responsabilidade e preocupação com o futuro.













Um comentário:

  1. Essa tarefa foi muuuito divertida!!! A galera da EJA, cheia de disposição, plantou frutíferas, chás e temperos sob a luz das estrelas!!! E a fugidinha pra buscar as escoras??? Demos boas risadas!!!!
    Adoro trabalhar com os alunos e profs da EJA. Parabéns pra todos!!!
    Maritza

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